sexta-feira, 13 de junho de 2025

Cadillac já trabalha de olho em 2029 e liga primeiro protótipo de motor para F1

Marca americana acelera os planos para desenvolver motor próprio e promete unidade exclusiva de F1 até 2027 


Legenda: Novo Cadillac na F1
Créditos: grandepremio.com.br

Quando a Cadillac estrear no grid da Fórmula 1, em 2026, será com motor, câmbio e suspensão traseira comprados da Ferrari. Com autorização para colocar os próprios motores apenas nas corridas da temporada 2029, a companhia de origem nos Estados Unidos tem de se adaptar num primeiro momento. Mas já começa a trabalha naquilo que será a própria unidade de força na categoria.

Durante o evento que fez para marcar a chegada ao grid, realizado durante o fim de semana do GP de Miami, a Cadillac fez questão de contar ao mundo que já inclusive ligou o primeiro protótipo do motor. O som da Cadillac está longe de chegar à versão final, mas já existe.

“Nosso desenvolvimento está acontecendo”, afirmou Mark Reuss, presidente da GM, companhia-mãe da Cadillac. “Na realidade, ligamos nosso primeiro motor na semana passada”, contou. Apesar de ampla trajetória como desenvolvedora de motores para automobilismo, a Cadillac vive a situação pela primeira vez na Fórmula 1. 

Até o momento, o projeto está sendo tocado na fábrica da GM em Concord, no estado norte-americano da Carolina do Norte, mas a marca promete uma nova fábrica, dedicada apenas à F1, para 2027, também nos Estados Unidos.

Com relação às discussões recentes sobre nova mudança nos motores nos próximos anos, inclusive com o retorno dos V10aventado, Reuss deixou no ar que houve um recuo por parte dos envolvidos.

“Houve um encontro formal [em Miami], onde fomos todas as fábricas como fornecedora de motor. Debatemos a situação e chegamos à conclusão de que vamos terminar o que começamos, enquanto fábricas e campeonato. Mas estamos muito abertos a considerar outras opções”, finalizou.

Na preparação para a entrada na F1 no ano que vem, a Cadillac recebeu liberação da FIA no que diz respeito a atuar dentro do teto orçamentário definido para as equipes e continua montando a equipe de trabalho, com contratação de pessoal a todo vapor. Ainda não há piloto contratado, mas a marca reitera desejo de contar com piloto dos EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário